terça-feira, julho 14, 2009

um apontamento

Estou chateada porque 90% do semestre não dormi mais de 7 horas por noite. Esforcei-me que nem uma louca por garantir os prazos no trabalho e no ISEL e neste ultimo mês tudo descambou! Um dos colegas de grupo teve de assumir um segundo trabalho, além do isel e o outro.. enfim.. não teve resistencia, teve problemas, não consegui perceber. Pensei que eramos amigos... Não sei, não percebi, não importa para o caso. As ultimas duas partes de um tal trabalho de uma tal cadeira... fui eu que fiz à volta de 80% e claro que a fazer por tres pessoas, não tive tempo para fazer nada de jeito! Faltam terminar ou fazer por completo mais 3,5.

Estou chateada porque detesto a filosofia da microsoft. Abomino tecnologias microsoft, seja do ponto de vista dos sistemas operativos (mais a sua: do all, for everything, with backwards compatibility and always our way without any respect for standards we don't write), seja do ponto de vista das outras coisas que fazem para por a correr lá em cima.... a sua .Net que nos obrigam a aprender... enfim... ao nivel dos 8bytes!

Estou chateada porque não encontro documentação de jeito. Porque os livros da bibliografia são estupidamente superfulos e NÃO cobrem aquilo que sai nos exames. Alguém me diga onde é que está no "papel" a descrição do funcionamento do viewsate em ASP. E por amor da santa, não é ao nível do é a coisa que mantem o estado, é encriptado quando é enviado para o cliente, pode ser enabled ou disabled, na página ou componente a componente... Eu queria era saber porque é que tenho de criar componentes, quando faço adição dinamica para o ASP adivinhar que é para preencher nestes a mesma informação que eu enviei e que está guardada no tal mistério do viewstate. (Eu sei que eles não existem, mas porque é que ele vai assumir que são os que criei agora? o que é que faz se eles não lá estiverem? descarta? como é que ele os procura? quando é que os procura? Faz comparação por tipo? ) É que a coisa que melhor encontramos sobre isso era um artigo da msdn de um gajo qualquer que pelos vistos ajudou a escrever o código da coisa e mesmo esse era relativamente superfulo.... dizia que era assim, mas não explicava porque, nem como era feito. Há ali uma mancha negra, entre receber o pedido com a string encriptada e a transformação disso na tal coleção de pares chave valor, que deve estar no cofre dos grandes segredos, ou nalguma veia rasgada no cerebro de alguem.

O viewState é um nó na garganta a juntar a não sei quantos... e depois vamos para as aulas e dizem-nos para fazer disassembly. Mas como é que é suposto eu gostar de uma plataforma que me obriga a ler o ASSEMBLY para a compreender. Se trabalhar com isso todos os dias durante não sei quantos anos sou capaz de o tolerar, mas do ponto de vista académico? a fazer 5 cadeiras? a trabalhar? Eu não pedia mais nada que era bibliografia de jeito, documentação de jeito. As aulas foram fantásticas, exemplos para tudo... mas.. perdoem-me se sou humana e retenho aproximadamente 10% da nova informação que me é facultada. Sim.. é capaz de estar no msdn.... é a mesma coisa que dizer que a terra também faz parte do universo. No meio de tanto calhau, onde está este? É para aprendermos a pesquisar?

Lá uma coisa é certa, saimos dali preparados para o pior que pode haver. Coisas mal documentadas (descrições estupidamente sucintas... para não falar nas vezes que o msdn têm codigo com erros!!! ás vezes de compilação inclusivé que se veem à distancia, nem é coisa que pudesse ser distração), constantemente em mutação, pacotes gigantes de alterações de umas versões para as outras, com bugs... a unica razão racional que encontro para ser tão amplamente usado é o facto de ser windows, o que quer dizer quer toda a gente usa, toda a gente tem um primo que diz que sabe mexer.

Francamente. Se for eu a vetar a tecnologia para determinado projecto.Net só se não tiver volta a dar. O php dá mais trabalho? Pelo menos não manda a página toda de volta ao servidor de cada vez que o user dá um peido. [os belos componentes da microsoft... o calendario por exemplo... cada vez que o user manda mudar o mes vai e volta A página toda! Se tiver 10000 pessoas a mudar o mes sao 10000 pedidos. O programadorzeco vai-se preocupar com isso? ele está à espera que o .net seja um espectáculo... aquilo até é tão bom... foi o que aprendeu na escola... arrasta a caixinha pois claro.] O php serve perfeitamente para 90% das aplições... as pequenas, a página da tia que tem a loja de flores sem compras online, a página do tio que está a compor uma base de dados sobre derrames cerebrais ás terças feiras, a gestão do canal coorporativo na intranet.Aii que horror!!! O php é inseguro... É assim assim. Para o resto ainda há as JSP antes de haver .net. E do ponto de vista didatico até está bem "mais próximo do HTTP" que o ASP.NET que lhe poe tanta porra em cima, que eu bem vi os colegas que cairam ali sem saber nada, sairem dali sem saber nada na mesma... depois chumbam... pois claro que chumbam... desgraçados mal tiveram tempo de aprender que raio era uma arquitectura cliente servidor, o que é um pedido http... quanto mais, explorar as não sei quantas classes e interfaces envolvidas NUM PEDIDO. Sim porque.. Não bastando tudo o que está para trás a fazer wrap a estes conceitos, o HTTPContext, O HTTPRequest, HTTPAplication... o desgraçado ainda tem de saber tudo até ao Controlo, Page, webControl, userControl, serverControl... E convem distinguir entre eles... porque.. enfim.. dizer que se usou este ou aquele só porque sim.. é capaz de cair mal. ([string sarcasmo]) E nem vou falar dos eventos que isso é outro nó. arff... Ahh façam debug, passinho a passinho... isto é facil.... e tempo? é para fazer PI só num semestre? entao mas... não estao previstas 5 cadeiras?

Francamente.. ás vezes apetece-me deixar de me importar com as notas. Olho para a pauta... penso no tempo em que lá estou.. .e... só me apetece dizer. Que se f*** a hipotese de fazer mestrado. Quero é sair dali o quanto antes!

Para que? Já não sei se acredito neste modelo de certifação.

Eu vejo o código que me cai nas mãos ás vezes... jogo as mãos à cabeça e penso: Mas esta gente fez uma licenciatura? Não é possível! Devem ter sido dos tais panhonhas que ficam ali a recitar as merdas, empinam aquilo tudo ... depois fazem cadeiras e se for preciso com boas notas que os exames nao diferem assim tanto entre si... E eu ali ando.. feita parva a indagar...

Para quê?

Estou triste. Estou mesmo triste.