sexta-feira, março 02, 2007

C experiments

Alguma vez pensaram em ler um numero da esquerda para a direita? É completamente anti-intuitivo!! Mas um computador é capaz de lhe achar bastante piada.

A ideia base é a seguinte:
o primeiro digito é o das unidades. x1
há mais?
entao o primeiro digito é o das dezenas e o segundo é o das unidades [ x1 * 10 + x2 ]
há mais?
entao o primeiro digito é o das centenas o segundo é o das unidades e o terceiro é o das unidades [ 10(x1*10 + x2) +x3] ...

and in C this would come has simple as

int atoi(char s[]){
int i , n ;
n=0;
for(i=0; s[i]>='0' && s[i]<='9';++i)
n = n*10 + (s[i]-'0');
return n;
}


s[i]-'0', justifica-se pelo facto de os caracteres '0','1','2'.. etc terem valores incrementalmente superiores. no meu caso '0'=48, '1'=49...etc


A vantagem?? bom para começar dispensa o uso de uma segunda funçao power, para computar as potencias de 10. Suponto o raciocinio mais comum de x = x1 + x2*10 + x3 * 10^2.... etc
Consequentemente o tempo de execução é menor porque o numero de "contas" que o cpu faz é menor.

Estou deliciada!

more to come soon lol or otherwise get Richie's "The C programing language" and go for it your self. It's fun!! ;)

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

chmod 755 /home/helga/H.sh

Just started reading the C programming language ;P SO and PIC are coming up and I want to take the most out of it.

I'm gonna make some hard changes in this blog. Since it's lost it's primary purpose of being mostly about software experiences and other brain damaging adventures I take. ;P



"In the beginning I found Slackware to be almost more work than it was worth, but as time went on I've gradually come to appreciate it. It's speed, stability and simplicity of design has grown on me, while at the same time I realize that I learned quite a lot about system administration just by working with it."

Slackware Linux - Back to Basics

could not have said it better ;P

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Quando for Grande quero uma coisa destas!!

Carver
É um moto-carro!! Mas com muito estilo!!.. hã? ;)



terça-feira, fevereiro 20, 2007

O jumento

Tem de ver isto! De partir o coco!


Ahh e tal diz que é delirio!

Mas que dia bizarro. Perdão: noite. Poderia ter vindo para casa a berrar o Elvis...

Only you can make this world seem right
Only you can make the darkness bright
Only you and you alone
Can thrill me like you do
And fill my heart with love for only you

Only you can make this change in me
For it's true, you are my destiny
When you hold my hand
I understand the magic that you do
You're my dream come true
My one and only you

Only you can make this change in me
For it's true, you are my destiny
When you hold my hand
I understand the magic that you do
You're my dream come true
My one and only you


Ao invés disso. Dei-me ao desprazer de deixar escapar mais um desabafo aparvalhado. After all it is not my choice... nunca mais aprendo a não me meter no que não me cabe decidir... que mania de opinar sobre as decisões dos outros. Devia ter dito só a parte do "te necessito".

Passei a noite num bar vestida a preceito, com direito a burka (mas sem rede )Tenho uns olhos pavorosos! Pequenos, de ar timido. Com o resto da face tapada assemelho-me a um rato. Não é uma imagem lá muito agradável, mas entre isto e vestir-me de odalisca, com metade do corpo de fora- pareceu-me um mal menor. Um cocktail marroquino e meia caipirinha depois estava a sentir-me verdadeiramente poetica! (ohhh deus nos salve!!) Foi o fim.

Nunca mais aprendo a ficar de boca calada e deixar as coisas correr. Quem sabe o que vai acontecer daqui a 3 meses? Se calhar até já perdeu o interesse. Se calhar já tenho o meu "problema" resolvido. Se calhar já não me sinto tão pequena e inutil?

Hum... um semestre apetrechado de cadeiras de programaçao... ohhh nobre escolha!! Três meses de absurda felicidade. =))) can't wait!! :P

até lá... vai linux nas horas vagas... há de correr tudo bem.... de uma forma ou de outra.

bebedeira carnavalesca!

Cheguei. Digo estou no lugar fisico onde sermpre volto - agora. Ainda penso no que te escrevi. Precisava dizer.to. Não sabia como. Terei sido infiel ao proclamar aquilo que sinto, sem considerar a parte racional? Digo todas as outras impossibilidades... Provavelmente. Talvez por isso abra caminho ao silencio. É o refugio. Minto: O caminho curto para a dor da realidade. Todos os dias sonho que te vais embora. Acordo sobressaltada. O meu subconsciente ainda foge da ideia como da morte - É uma sensaçao (estupidamente) identica. Estou exausta de habitar este ser sempre putrefacto - Incapaz. Não há uma saida facil para mim. Não há saída imediata. Não há uma saida rápida. É o problema comum de todos os falhados que sabem que são falhados.

É ainda pior ser um falhado com consciencia de si.

Sim estou algo alcolizada.

Ao alcool junto o desprazer da bebedeira de sentidos. O alter-ego está em voga. Esbofeteia-me. Sinto-me vazia.

A mensagem retornou não entregue. Suponho que estejas a divertir-te. Alegra-me a ideia de te imaginar divertida.
Faz parte de quem és. Esse sorriso imenso que parece abraçar o mundo inteiro...

- Entao amanhã levantas-te cedo também não? não tens nada para fazer?
- Estou de férias. Sou assim... uma desocupada de merda.

Que tenho eu para te dar? Más compilações do kernel? Uma curiosidade imensa sobre todo o tipo de coisas que não te interessam minimamente? Uma vida académica deploravel! não... não tenho absolutamente nada para te dar.

Racionalmente era para esqueçer isto de vez. E não consigo... Quando dou por mim. Estou novamente a implorar que me ames. Meu deus como sou patetica! Tanto esforço para nada... (não em relaçao a ti.. a tudo o resto).

Está toda a gente a morrer... ou na eminencia de morrer. Os outros, os vivos sao loucos! Sinto-me perdida.

Isto passa... amanha faço reboot no lfs e tudo o que vai importar realmente é o erro de compilação do lib Gcc..
"TLS support needed"

aparentemente. Pelo menos aparentemente.

sábado, fevereiro 17, 2007

Kernel corners

Ok so maybe I can't be that happy. I had not noticed that the modules where not loaded. In fact on further investigation I found that also the former file was incomplete. There seems to be no end to kernel corners...

Never the less I do not abandon the conviction that it is still worth try. Every error is an error less to do in the future and more knowledge.

I found a better tutorial at linuxquestions.org

Compiling kernel 2.6.10 on a Slackware 10.1

I'll keep you posted on progress. ;)

LONG LIFE TO LINUX!!

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Ohhh ohhh ohhh my!!

Bom finalmente consegui recompilar / instalar o novo kernel!

tudo isto graças a um pdf maravilha que acabou por colmatar algumas lacunas. Nomeadamente a substituição do System.map por exemplo que não sabia que tinha de substituir. Entre outras coisas.

Se estão a pensar em fazer um update ao kernel... Façam!! vale a pena.
Recompilando o kernel

Não tem nada de transcendente!! Pessoalmente perfiro o xconfig ao menuconfig. É mais facil de navegar e nao tem aquele aspecto cansativo da consola.

Agora claro há que ter a minima consciencia do hardware que tem no PC e é sempre bom manter um backup para o caso da coisa correr mal [apesar de isso ser muito improvavel se seguir as instruções à risca].

Divirtam-se com o linux ;)

I surely will!!

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

swift fox

Hello there all you Linux lovers and friends.

Just found a specially built for Linux Firefox version called swiftfox .

It's even CPU costumed!! I'm :O - trilled.

swift –adjective
1. moving or capable of moving with great speed or velocity; fleet; rapid: a swift ship.
2. coming, happening, or performed quickly or without delay: a swift decision.
3. quick or prompt to act or respond: swift to jump to conclusions.
4. Slang. quick to perceive or understand; smart; clever: You can't cheat him, he's too swift.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

o que os macacos nao pensaram mas podiam ter pensado

porque me apeteceu.


- Dás-me um beijinho? vá lá! não gostas de mim?
- Mas que tipa irascível!! chega-te para lá!! chega-te para lá!!

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

e esta?!

what if it rained in hell?

Esta minha mente saltitante e frenética

Fiz directa a ler o Sedra e a tentar consolidar a forma de olhar para as ultimas montagens esquisitas com BJT's que afinal não apareceram no exame que fui fazer ás 10 da manha. Não toquei na realimentação... levei tanto tempo com os amplificadores simples, com os diferenciais, com os espelhos de corrente.. que simplesmente.. não tive tempo de chegar lá.

Ainda não consegui dormir... pensei que já que estava deitada no sofá há quase 8 horas à espera que o sono viesse... mais valia render-me e ir ler umas coisinhas de análise complexa... a ver se a coisa entra para sexta-feira. Mas nisto o cansaço é tanto que ao invés de fazer um processamento directo da informação. A minha mente “deturpada” (tenho complexos com isto, não digam a ninguém lol ) divagava de duas em duas linhas com uma piada. Como eide explicar de que tipo? Uma espécie de meta Matemática. Vim partilhar convosco. Explico.

Numa página qualquer define-se o sufixo meta:
" O sufixo meta vem do grego metá, que quer dizer "mudança", "posterioridade", "além", "transcendência", "reflexão crítica sobre" "

Gosto da parte do reflexão critica / transcendância. Um pouco no seu sentido mais infantil de deturpação. Talvez porque esta sempre tenha tornado as aulas de matemática infinitamente divertidas. [Está explicado aquele ataque de riso, que ninguém percebeu de onde vinha.]

Gosto daquelas expressões características como:
"O domínio é essencial." ( tanto vale para as funções, como para o macho alfa, para os Americanos no Iraque).
"o conceito de prolongamento por continuidade, num ponto , onde determinada função ,f não está definida." ( que é o meu paralelo preferido, para a minha ex-não-relação, o tal ponto que afinal tinha limite diferente de um lado e de outro).

Isto para tentar sustentar que afinal existe uma ponte entre a matemática e a "vida" que não é linear no sentido de :
“o físico acredita que as suas equações aproximam a realidade. O matemático está-se nas tintas. ”

É um pouco como o Xadrez - “um campo de batalha desprovido de variáveis aleatórias”.

Há mais verdade num bom livro de álgebra do que em todos os livros de psicologia - No sentido subjectivo pelo menos. O individuo que lê o individuo e não uma massa uniforme e mediana.

É divertido! Experimentem um dia! Soltem os vossos cérebros e nunca mais vão conseguir calcular o Avc [Ganho de tensão em modo comum] sem largar um risinho maroto. Até pode passar por loucura, mas sempre oferece mais uns segundos de vida.

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Pategos

Estes pategos nao desistem mas são pouco originais.

Hoje recebi um e-mail a anunciar que uma empresa qualquer que nunca ouvi falar queria que eu
"visionamentalizace" um tal documento word com os detalhes!

Assim que meti o nome do remetente, dei comigo no Catálogo Brasileiro de Fraude.

Sempre ri um bocado.
Publicidade ao Arno Gruen

Pelo prologo do livro "A loucura da Normalidade".

o realismo como doença: uma teoria fundamental da destrutividade humana.


Parece-me um bom aniquilador de pensamentos nefastos. Vai para lista.

Maibe I can't stop it. I'm exaust it of trying

É inacreditavel o quanto a tua falta me faz mover e movo-me com tanta ferocidade simplesmente para não te pensar. Encho-me de afazeres, rego-me nas palavras dos outros. Corro e tento preencher-me, mas ainda assim quando cai a noite, és tu que transbordas em mim.

É inutil tentar esqueçer-te, convercer-me de que porque fizeste isto ou aquilo, deixo de te amar. Não te amo pelas coisas que fazes, mas por tudo aquilo que és.

Quiseste partir e nada posso fazer quanto a isso. Doi e esbracejo, por vezes (raramente) disse-to. Há um ano que não me sinto amada por esta ou aquela razão sucedendo a outra. Tentei arrancar-te de mim. Fazer-te passar por outra coisa qualquer diferente.

Não há longe nem distancia que te apague. Não há ser que te encubra. Não há luz que alumie a tua sombra. Onde estou. Estás. Se fugir- encontro-te.

Talvez seja tempo de ser das palavras. Corpos e almas que os tenham os outros. Tu também se deus quiser para que sorrias em breve.

Eu não consigo. Não sou tua por vontade, mas porque o teu ser me cativa e só contigo existe a plenitude.

sábado, janeiro 20, 2007

...

Devem lembrar-se desta musica de um determinado anuncio televisivo em que a senhora rodopiava pela casa com a sua esfregona.. Mas detorparam a letra. Enfim. Aqui fica. Um excerto da opera "Carmen". Delicioso. Derradeiro.

Paciencia. Tristezas nao pagam dividas.

L'amour est un oiseau rebelle
Que nul ne peut apprivoiser,
Et c'est bien en vain qu'on l'appelle
S'il lui convient de refuser.
Rien n'y fait menace ou prière,
L'un parle bien, l'autre se tait,
Et c'est l'autre que je préfère,
Il n'a rien dit mais il me plaît.
Refrain:
|: L'amour, l'amour, :|
L'amour est enfant de Bohème,
Il n'a jamais jamais connu de loi,
Si tu ne m'aimes pas je t'aime,
Si je t'aime prends garde à toi.
2. L'amour que tu croyais surprendre
Battit de l'aile et s'envola,
L'amour est loin, tu peux l'attendre,
Tu ne l'attends plus, il est là.
Tout autour de toi, vite, vite,
Il vient, s'en va, puis il revient,
Tu crois le tenir, il t'évite,
Tu crois l'éviter, il te tient.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Estou farta de estar na faculdade, de gastar o dinheiros dos meus pais. Queria fazer alguma coisa. Bom, alguma coisa minimamente inteligente. Não é para agora jogar o esforço fora e largar a faculdade.

Não haverá por ai alguém no ciber espaço à procura de quem saiba
Java / javascript/xml /html/css. Alguém à procura de alguém que code por prazer. Que não se importe de ficar até ás 2 da manhã a trabalhar?

Tive 18 à cadeira de Programação II [ POO – java] 17 no exame e 19 no trabalho final.

Estou tentada a fazer o exame da SUN e mexer os catramelos. É capaz de ser mais eficiente que postar num blog que ninguém lê.... Naquela do “diz que sim”.

terça-feira, janeiro 16, 2007

Não me vou queixar. Até disso estou farta. Acabei finalmente com a minha "não relaçao" e acabo de saber que a minha avó paterna morreu. Não estou nos meus dias.


Oiço a Antena 2... [Escape mil e qualquer coisa. Melodia sem sentido. ]



Houve tempos em que detestei esta musica. Hoje encaixa.

Fácil de Entender
The gift

Talvez por não saber falar de cor, Imaginei
Talvez por saber o que não será melhor, Aproximei
Meu corpo é o teu corpo o desejo entregue a nós
Sei lá eu o eu queres dizer, Despedir-me de ti
Adeus um dia voltarei a ser feliz

Eu já não sei se sei o que é sentir o teu amor,
não sei, o que é sentir, se por falar falei
Pensei que se falasse era fácil de entender

Talvez por não saber falar de cor, Imaginei
Triste é o virar de costas, o último adeus
Sabe Deus o que quero dizer

Obrigado por saberes cuidar de mim,
Tratar de mim, olhar para mim, escutar quem sou,
e se ao menos tudo fosse igual a ti

[2x]
Eu já não sei se sei o que é sentir o teu amor,
não sei o que é sentir, se por falar falei
Pensei que se falasse era fácil de entender

É o amor, que chega ao fim, um final assim,
assim é mais fácil de entender

[2x]
Eu já não sei se sei o que é sentir o teu amor,
não sei o que é sentir, se por falar falei
Pensei que se falasse era fácil de entender

sábado, janeiro 06, 2007

Há dias assim, olho para a lombada do “servidão humana” e sinto um arrepio na espinha -Lembro-me de Philip e é como se me olhasse ao espelho.

Um ser encarapinhado e confuso, envergonhado de determinada deficiência física. Curioso mas intrinsecamente inapto, banal!

Algures há um momento no livro onde se raciona que os pobres não podem sofrer de amor. O amor é um passatempo de quem não é obrigado a preocupar-se primeiro com a sobrevivência.

Caem-me lágrimas desajeitadas e pueris. Não há como evitar o inevitável.

Sou absolutamente substituível, absolutamente descartável – irrelevante! Tanto dá como deu o que der.

Não incito felicidade, sou o tédio.

.......................................

Devia parar de perder tempo com estas trivialidades de “meia tigela” - a falar bem.

Devia não. Devo. Vou. Vou escrever que vou de vez em quando. Pensar todos os dias. Fazer todos os dias.

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

O povo sabe sempre. Há de vir o dia.

terça-feira, janeiro 02, 2007

2007

Olá 2007!!

Aqui sentada no meu computador neanthertal ninguém diria com este sorriso estonteante a altas horas da noite que passei uma semana no in(f)Verno algarvio! Tenho a cabeça a andar à roda. Quando abri a caixa do e-mail tinha perto de 500 e-mails espalhados pelas 4 contas mais ou menos com propósitos ou contextos temporais distintos.

Com as “milhentas” newsleters de variados jornais e revistas de diferentes orientações temáticas e ideológicas vi a ultima semana passar-me (literalmente) debaixo dos olhos em segundos.

Achei especial piada ao facto de o banner da manchete que abarcava tantos agoiros jornalísticos acerca do endividamento das famílias ser precisamente um incentivo ao credito!

Quer uma televisão nova? Um carro novo? Uma casa? Anda a comer menos pastilhas? Precisa de umas cuecas novas? Nós temos a resposta! Você merece mudar de ceroulas! Ohh amigo não se iniba, nós não queremos saber se você habita uma barraca e quer instalar a parabólica! Isto aqui é o real facilitismo. Para que você pague 20 % de juros até convencemos um gajo arrojado a posar vestido de coelhinha com maquilhagem a condizer.

Enfim...

Desejos para 2007:

Um conjunto de fato e gravata para Portugal. (não faz mal ainda não termos as cuecas, se todos pensarem que estamos integralmente vestidos a avó de alguém há de nos oferecer pelo menos 2 pares no próximo natal! )
Um chapéu e nariz de palhaço para o papa! Cremos nós que aquelas ideias ... que cito “o aborto, a eutanásia e as pesquisas sobre embriões são atentados à paz ” só podem ser para uma piada!! Diga-se, superada apenas pela existência de armas de destruição maciça no Iraque (será que ele andou a tramar isto com o Buch? )
Mais 5 pontos de QI para a população portuguesa. ( Será que depois disto se eu contar até 3 deixam de cantar a musica da floribela? )
(Des) complicação! Que em 2008 eu reze ao meu altar do Lewis Carrol enquanto o vizinho do lado dá graças a Alá ou Jeová, Xiva, Brama, Cali...
Menos mesquinhice! Quero lá saber se o Pinto da Costa vai ás P*, o homem levou o Porto à gloria e o nome de Portugal ao mundo. A carolina que se dedique ás postas de bacalhau. (parece que as atira muito bem!..) Sejam felizes! Em paz... em paz...

Vida longa e próspera ao GOOGLE e à SUN, pelo facto de terem providenciado a pés descalços como é o caso da minha pessoa, acesso a conteúdos educacionais inteiramente grátis e de elevada qualidade.

Circula por ai um pessimismo arrasador. As pessoas bufam na rua! Galgam os corredores das estações entre arrelias e encontrões e eu também! Nunca me tinha apercebido quanto disso tem a ver com o facto de se fazer tanta publicidade à má disposição. Para onde quer que olhe, sou bombardiada por cartazes, banners, trocos de texto, imagem e som que me dizem que não sou tão feliz como podia ser. Que sou menos que alguém. Que estou errada. Que sou feia. Que tenho pelos a mais, roupa a menos, que estou presa neste pais de eternos incipientes.

Filhos da Pérsia! Não quero! Afinal a liberdade não acaba nos direitos dos outros. O que me estão a tentar vender é que:
a liberdade acaba nos olhos dos outros pois gritem a vossa superioridade absoluta em coisa que nada importa... então?

Não quero as cuecas. Não quero! Larguem-me! Não quero ser católica. Nem quero ser muçulmana. Não quero Deus para nada! Larguem-me! Agora estou de olhos postos nisto, não quero o vosso aquilo. Quando quiser procuro.




Esqueci-me de fazer pé coxinho no ano novo. Entrei em 2007 com os dois pés bem assentes na terra de copo de vinho do porto na mão a brindar numa sala pequena abraçada pelo calor da lareira e o ruído da televisão, mas consegui arrancar alegria há minha mãe, por isto valeu a pena. Foi melhor que passas num jantar de gala. Não tentando sustentar que não seria maravilhoso, mas unicamente porque parece que quanto mais velha fico mais acredito que o que conta realmente para a felicidade, não são as coisas que temos! É antes o que fazemos com elas e como sabemos partilha-las com as pessoas que são importantes para nós.