Olá 2007!!
Aqui sentada no meu computador neanthertal ninguém diria com este sorriso estonteante a altas horas da noite que passei uma semana no in(f)Verno algarvio! Tenho a cabeça a andar à roda. Quando abri a caixa do e-mail tinha perto de 500 e-mails espalhados pelas 4 contas mais ou menos com propósitos ou contextos temporais distintos.
Com as “milhentas” newsleters de variados jornais e revistas de diferentes orientações temáticas e ideológicas vi a ultima semana passar-me (literalmente) debaixo dos olhos em segundos.
Achei especial piada ao facto de o banner da manchete que abarcava tantos agoiros jornalísticos acerca do endividamento das famílias ser precisamente um incentivo ao credito!
Quer uma televisão nova? Um carro novo? Uma casa? Anda a comer menos pastilhas? Precisa de umas cuecas novas? Nós temos a resposta! Você merece mudar de ceroulas! Ohh amigo não se iniba, nós não queremos saber se você habita uma barraca e quer instalar a parabólica! Isto aqui é o real facilitismo. Para que você pague 20 % de juros até convencemos um gajo arrojado a posar vestido de coelhinha com maquilhagem a condizer.
Enfim...
Desejos para 2007:
Um conjunto de fato e gravata para Portugal. (não faz mal ainda não termos as cuecas, se todos pensarem que estamos integralmente vestidos a avó de alguém há de nos oferecer pelo menos 2 pares no próximo natal! )
Um chapéu e nariz de palhaço para o papa! Cremos nós que aquelas ideias ... que cito “o aborto, a eutanásia e as pesquisas sobre embriões são atentados à paz ” só podem ser para uma piada!! Diga-se, superada apenas pela existência de armas de destruição maciça no Iraque (será que ele andou a tramar isto com o Buch? )
Mais 5 pontos de QI para a população portuguesa. ( Será que depois disto se eu contar até 3 deixam de cantar a musica da floribela? )
(Des) complicação! Que em 2008 eu reze ao meu altar do Lewis Carrol enquanto o vizinho do lado dá graças a Alá ou Jeová, Xiva, Brama, Cali...
Menos mesquinhice! Quero lá saber se o Pinto da Costa vai ás P*, o homem levou o Porto à gloria e o nome de Portugal ao mundo. A carolina que se dedique ás postas de bacalhau. (parece que as atira muito bem!..) Sejam felizes! Em paz... em paz...
Vida longa e próspera ao GOOGLE e à SUN, pelo facto de terem providenciado a pés descalços como é o caso da minha pessoa, acesso a conteúdos educacionais inteiramente grátis e de elevada qualidade.
Circula por ai um pessimismo arrasador. As pessoas bufam na rua! Galgam os corredores das estações entre arrelias e encontrões e eu também! Nunca me tinha apercebido quanto disso tem a ver com o facto de se fazer tanta publicidade à má disposição. Para onde quer que olhe, sou bombardiada por cartazes, banners, trocos de texto, imagem e som que me dizem que não sou tão feliz como podia ser. Que sou menos que alguém. Que estou errada. Que sou feia. Que tenho pelos a mais, roupa a menos, que estou presa neste pais de eternos incipientes.
Filhos da Pérsia! Não quero! Afinal a liberdade não acaba nos direitos dos outros. O que me estão a tentar vender é que:
a liberdade acaba nos olhos dos outros pois gritem a vossa superioridade absoluta em coisa que nada importa... então?
Não quero as cuecas. Não quero! Larguem-me! Não quero ser católica. Nem quero ser muçulmana. Não quero Deus para nada! Larguem-me! Agora estou de olhos postos nisto, não quero o vosso aquilo. Quando quiser procuro.
Esqueci-me de fazer pé coxinho no ano novo. Entrei em 2007 com os dois pés bem assentes na terra de copo de vinho do porto na mão a brindar numa sala pequena abraçada pelo calor da lareira e o ruído da televisão, mas consegui arrancar alegria há minha mãe, por isto valeu a pena. Foi melhor que passas num jantar de gala. Não tentando sustentar que não seria maravilhoso, mas unicamente porque parece que quanto mais velha fico mais acredito que o que conta realmente para a felicidade, não são as coisas que temos! É antes o que fazemos com elas e como sabemos partilha-las com as pessoas que são importantes para nós.