domingo, novembro 12, 2006

Mandriva 2007

Nunca pensei haver uma distribuição do linux que fosse superar o slackware, mas o Mandriva 2007 conseguiu!

O ambiente gráfico com efeitos 3D de que tanto disse coisas hediondas sem ter experienciado, é um alucinio visual e pratico. Todas aquelas coisas que fazemos com um amontoado de folhas de papel podemos fazer com as janelas. Espreitar por baixo da janela corrente, "dobra-la", envia-la para "uma outra face da secretária". Falha apenas aquele gesto fisico de num rasgo de furia: amarrotar energicamente para depois enfiar no lixo, mas mesmo isto é possivel simular agitando a janela no ecrã!

A instalação é feita num ambiente gráfico muito semelhante ao apresentado pela instalação do windows. Sem dificuldades de maior mesmo para o utilizador mais inexperiente. O login também tem opção grafica permitindo ao utilizador escolher o sistema de janelas preferido através de um simples menu.

And last but not least! A perfomance deste SO conseguiu superar ainda o Slackware no portatil.
Se tivesse de pontuar esta distribuição a nota rondaria os 4.5 estrelas. Sendo os 0.5 para as dores de cabeça que estou a ter a instalar versoes antigas de bibliotecas de C. "=#($#=($(#"($(#$(3 :S bad day.. bad day... but still worth it!

Disponivel na edição deste mês da revista "linux magazine" em dvd.
Ou através do side www.mandriva.com .

Sem comentários :