quarta-feira, setembro 30, 2009

cvs? svn?

Algo com que qualquer tipo que tenha uma distribuição de linux e que goste de brincar com ela já ouviu falar são estas duas coisas CVS e SVN.

Pelo menos tem o tal tipo a ideia de que são coisas que permitem organizar o desenvolvimento de software. Provavelmente até fez copy paste de algum comando que lhe descarregou a source para o disco.

Bom o que são? CVS significa Current Version System e é um sistema de controle de versões. Na pratica aquilo que permite é:
# Manter um repositório centralizado com o código
# Desenvolvimento em paralelo (se dois ou mais indivíduos estão a trabalhar sobre o mesmo código, quando um deles dá ordem de atualização (commit ou update) o cvs sabe verificar que ficheiros foram modificados e quando, permitindo por isso alertar o developer que ele está a submeter uma versão modificada de determinado ficheiro que já foi atualizado depois de ele o ter descarregado do servidor) Melhor, até há uns brinquedos que se poe por cima e que fazem o diff dos ficheiros permitindo ver lado a lado uma versão e a outra e fazer merge das duas.
# Um registo sem perdas de cada uma das versões do código
... etc

SVN significa subversion, e é uma evolução do CVS. Não me vou alongar nas diferenças porque confesso que nunca usei. O leitor curioso pode encontrar informação na infame Wild Wild Web. Se tiver tempo e paciencia até recomendo que o faça, porque o cvs está a "morrer" em detrimento de outras soluções. Este artigo refere ainda e dá destaque ao cvs porque é o mais simples, pretendendo apenas servir projectos de pequena dimensão e ser fácil de usar.

Este post vem a propósito do espanto que sinto por nunca ter usado isto para os trabalhos da faculdade. Especialmente agora que trabalho.... a maior parte do tempo não estou com os colegas de grupo.

A coisa da troca de ideias é muito porreira, mas chega a um ponto em que um tipo tem de ser capaz de trocar ideias, definir um plano e a partir dali evoluir em paralelo esse é o desempenho óptimo.O desempenho óptimo é sempre o objectivo de um engenheiro [coff por inferência do futuro engenheiro também] note-se: se este não tiver um comercial ás costas.


Fica a ideia dada. É muito simples de instalar e usar.

SERVER SIDE:
http://www.linux.ie/articles/tutorials/cvs.php

CLIENTES:
windows:
tortoise O interface é muito intuitivo e agradável
linux:
a propria linha de comandos para os amantes da consola
tkcvs está disponivel como pacote para o fedora. Será bom de verificar se não existirá também um para o vosso sabor preferido de linux.
cervisia provavelmente o ui mais divulgado. Eu não aprecio particularmente.

and that's all folks
Happy Coddings ;)

Sem comentários :