quinta-feira, outubro 05, 2006

Barcelona



Pois é estive em barcelona de quinta a segunda. Andei de avião pela primeira vez...

A viagem para lá foi pior, uma dor de ouvidos capaz de me levar á loucura. Depois de sobreviver a dois jantares de guardanapo de pano [Tenho uma aversão visceral a estas coisas, sobretudo porque nao sei muito bem como me comportar nessas situações.... Tentei estar o mais calada e o mais atenta possível!], fizemos as malas e zarpamos para a liberdade.

Nos primeiros dias a acrescer ao cansaso psiquico, houve também o fisico. De quinta a sabado vimos Barcelona naquela perspectiva tipica do turista. Arriscaria a dizer que conheço neste momento melhor as Ramblas que a baixa de lisboa de tanto andar ás voltas para cima e para baixo, de olhos esbugalhados e espirito estarrecido.

No sabado fiquei sozinha com a minha irmã. Ela tem um despreendimento em relação a sitios desconhecidos que nao consigo partilhar e portanto segui-a semi relutante, mas fui. Tive a sensação de viverem ali mundos paralelos adjacentes. Há uma fachada turistica e mesmo ao lado, naquelas ruas mais estreitas de perdios escuros e menos cuidados, um outro universo mais comum. Digo, humano! [com o que isso tem de bom e de mau]. Sem mencionar a quantidade de muçulmanos e indianos, que quase excede os espanhois nas ruas. Há também as coisas caracteristicas destes: deparamos com quase tudo, sex-shops aos montes, "lojas dos 300", artigos de artesanato [brazileiro, inca...]. Um tipo de variedade [com qualidade] impossivel de encontrar em lisboa.

Paramos quase em todas as esquinas para ouvir pelo menos um pouco de musica gratuita. Há tipos a tocar viola e violino em todo o lado. E nada de "ai se elas querem um abraço ou um beijinho..", ouvimos bach e vivaldi... Se os espanhois tem pimba escondem-na bem. Ainda vimos também um concerto [pago... bom. valeu o dinheiro] de guitarra espanhola na "Basilica del PI".

De resto.. nunca tinha sido tao assediada. Quase fiquei paranoica com tanto avontade para aquele tipo de comentarios descarados e olhos nos olhos.

Gostei tanto da cidade que fiquei com vontade de me mudar para lá. Há outra vida! Digo no sentido da iniciativa, que nós não temos. Nos 4 dias deparamos com 3 manifestações. Duas de trabalhadores e uma de anarcas. As tres comportavam uma multidão capaz de encher a avenida da liberdade. Duas delas traziam também tambores e toda a gente seguia em rubro, cantando e gritando... Há amor próprio em Espanha.

Sem comentários :